Nem luxu, nem lixu;

Neste blog estão meus achados,resultado de altas garimpagens... delícia! Meus perdidos -- que escrevi durante anos -- 'foram-se;desapareceram de verdade meus rascunhos,sem que eu pudesse jamais achá-los... Aqui estão pérolas que quero compartilhar com vocês;coisas minhas tem também,bem poucas,mas que espero apreciem e comentem se quiserem... Super-beijo.

27 janeiro, 2012

MÚSICA - OS INESQUECÍVEIS ANOS 60/70 E NOSSA M.P.B.

Nos anos 60 e 70, o Brasil foi ricamente agraciado com artistas da música, e com uma fertilidade de inspiração/composições jamais vistas -nem antes, nem depois.
Alguns 'movimentos' feitos pelos então cantores e compositores da época, foram determinantes para que se formasse o que é desde então a nossa música brasileira.
Não há comparativo no mundo. Músicos e canções daqui, 'viajaram' e até hoje permeiam por todo universo musical, e conta com franca admiração do povo amante de música de cada continente.
O conjunto de artistas brasileiros. A nata da nata.

QUATRO GRANDES E EXPRESSIVOS MOVIMENTOS MUSICAIS ACONTECERAM ENTÃO...

**A BOSSA NOVA (Um 'SAMBA JAZZ' -não significando a tradução da expressão).
Subgênero musical derivado do SAMBA e com forte influência do JAZZ ESTADUNIDENSE, surgido no FINAL da década de 50 no Rio de Janeiro pela classe média carioca.
Seus mais conhecidos e importantes artistas -João Gilberto,Tom Jobim, Nara Leão, Baden Powell, Lucio Alves, Bôscoli e Roberto Menescal. (1ªgeração da BOSSA N.)


Nara Leão, musa da Bossa Nova.

A palavra BOSSA apareceu pela primeira vez na década de 1930, em 'COISAS NOVAS', samba do popular cantor Noel Rosa: "O samba, a prontidão/e outras bossas,/são nossas coisas(...)".
Um dos maiores expoentes da BOSSA NOVA -Vinícius de Moraes, comporia um dos marcos do fim do movimento. Em 1965, 'o poetinha' compôs, com Edu Lobo,'Arrastão'. A canção seria defendida por Elis Regina no I Festival de MPB (da extinta TV Excelsior), realizado no Guarujá naquele mesmo ano.
Era o fim da BOSSA NOVA e o início do que se rotularia MPB, gênero difuso que englobaria muitas tendências da música brasileira até o início da década de 1980 -época em que surgiu um Pop Rock Nacional renovado.
http://umpoucomaisdemusica.blogspot.com/2010/11/bossa-nova.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bossa_Nova


**A MPB como novo e simbiótico movimento, surgiu a partir de 1966, com
a segunda geração da BOSSA NOVA.
Na prática, a sigla MPB anunciou uma fusão de dois movimentos musicais até então divergentes, a BOSSA NOVA e o engajamento folclórico dos Centros Populares de Cultura da UNE, atuante e crítica união dos estudantes da época. Os primeiros
-os bossanovistas defendendo a sofisticação musical e os segundos, -a União Nacional dos Estudantes 'cuidando' da fidelidade à música de raiz brasileira.
Seus propósitos se misturaram e, com o GOLPE MILITAR de 1964, os dois movimentos se tornaram uma frente ampla cultural contra o REGIME MILITAR, adotando a sigla MPB na sua bandeira de luta.

A MPB surgiu exatamente em um momento de declínio da BOSSA NOVA, com'Arrastão', de Vinícius e E.Lobo, de 1965. Também 'Disparada', de Geraldo Vandré, e 'A Banda', de Chico Buarque, ambas de 1967, podem ser consideradas marcos desta ruptura e mutação da BOSSA para MPB.
Chico Buarque

A MPB começou com um perfil marcadamente 'nacionalista', mas foi mudando e incorporando elementos de procedências várias, até pela pouca resistência por parte dos músicos, em MISTURAR gêneros musicais. Esta diversidade é até saudada e tornou-se uma das marcas deste gênero musical. Pela própria HIBRIDEZ é difícil defini-la.
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_popular_brasileira


**A JOVEM GUARDA - ANOS 60
A expressão JOVEM GUARDA foi tirada de um discurso do líder soviético Vladimir LENIN, onde dizia:
"O futuro pertence à jovem guarda porque a velha está ultrapassada".
Ao contrário de muitos movimentos que surgiram na mesma época, a JOVEM GUARDA não possuía cunho político.
JOVEM GUARDA foi um movimento surgido no final da década de 1950, que mesclava música, comportamento e moda. Surgiu com um programa televisivo brasileiro exibido pela TV Record, a partir de 1965.
Roberto Carlos comandando o Programa de TV 'Jovem Guarda' de 1965.
O programa tornou-se popular e impulsionou o lançamento de roupas e acessórios. O movimento foi identificado como do público jovem, porém, agradou pessoas de todas as idades. Foi comandado por ROBERTO CARLOS, ERASMO CARLOS e WANDERLÉIA.

Este trio impagável de jovens talentos apresentava ao público do programa os principais artistas ligados ao movimento.
Muitos consideram o fim do MOVIMENTO juntamente com o fim do PROGRAMA, em 1968/69, mas podemos dizer que se estendeu até meados de 1970.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jovem_Guarda
http://leonizemaurilio.fashionbubbles.com/festas-tematicas/anos-60-%E2%80%93-musicas-da-jovem-guarda/


**Tropicalismo - FINAL DE 60
Foi um movimento cultural brasileiro que surgiu sob a influência das correntes artísticas de vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira (como o pop-rock e o concretismo). Misturou manifestações tradicionais da cultura brasileira a inovações estéticas radicais.
Tinha objetivos comportamentais, que encontraram eco em boa parte da sociedade, sob o Regime Militar, no final da década de 1960.
Os Mutantes, com Rita Lee, integrante do grupo.

O MOVIMENTO TROPICALISTA manifestou-se principalmente na MÚSICA (cujos maiores representantes foram CAETANO VELOSO, GILBERTO GIL, TORQUATO NETO, OS MUTANTES E TOM ZÉ). Um dos maiores exemplos do Movimento Tropicalista foi uma das canções de Caetano Veloso, denominada exatamente de "Tropicália".
O movimento surgiu da união de uma série de artistas baianos, no contexto do FESTIVAL de MPB promovidos pela REDE RECORD, em São Paulo, e REDE GLOBO, no Rio de Janeiro.
Um momento crucial para a definição da TROPICÁLIA foi o FESTIVAL DE MPB DE 1967,no qual CAETANO VELOSO interpretou "ALEGRIA, ALEGRIA" e GILBERTO GIL, ao lado de OS MUTANTES, "DOMINGO NO PARQUE".
Tom Zé

No ano seguinte -1968, o festival foi integralmente considerado tropicalista (TOM ZÉ aí apresentou a canção "SÃO,SÃO PAULO, MEU AMOR").
No mesmo ano foi lançado o disco Tropicália ou Panis et circensis, considerado quase como um manifesto do grupo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tropicália
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
RESUMINDO:(OU TESUMINDO...de 'tese'...rss)
Durante a DÉCADA de 1960, delinearam-se na música popular brasileira 4 grandes tendências:
1- A primeira era composta por alguns dos artistas (2ª geração) que herdaram a experiência da BOSSA NOVA (1ª geração -fim dos anos 50) ou seus próprios representantes (J.Gilberto, Nara Leão) e compunham uma música que estabelecia relações com o SAMBA e o COOL JAZZ. (Grupo no qual pode-se inserir a figura de CHICO BUARQUE);
2- Um segundo grupo, reunido sob o título "Canção de Protesto", se recusava a aceitar elementos da Música Pop Estrangeira, em defesa da preservação da Cultura Nacional frente ao imperialismo cultural, e via a CANÇÃO, acima de tudo, como um instrumento de crítica política e social -a MPB. (Neste grupo destaca-se a figura de GERALDO VANDRÉ);
3- Um terceiro grupo, interessado em produzir um tipo de música que possuía forte influência do ROCK Inglês(THE BEATLES)e Norte-Americano,(THE MONKEES, ELVIS PRESLEY)tão em voga no mundo DAQUELE PERÍODO, e que aqui no BRASIL ficou conhecido como IÊ-IÊ-IÊ ou JOVEM GUARDA. (Neste grupo destacam-se artistas como ROBERTO CARLOS, ERASMO CARLOS e WANDERLÉIA).
4- Um quarto grupo finalmente, especialmente dedicado a promover experimentações e inovações estéticas na música formado justamente pelos artistas TROPICALISTAS.~(Aqui destacaram-se OS MUTANTES, de RITA LEE, GILBERTO GIL, CAETANO VELOSO E TOM ZÉ).
Dado o caráter repressivo do período (militarismo), a intelectualidade da época (e principalmente determinadas fatias da juventude universitária ligadas ao movimento estudantil) tendiam a rejeitar a proposta tropicalista, considerando seus representantes alienados.
Apenas décadas mais tarde, quando o movimento já havia se esvaziado, ele passou a ser efetivamente compreendido e deixou de ser tão criticado.


O ECLETISMO DO ARTISTA NACIONAL BRASILEIRO - PRODUTO DE EXPORTAÇÃO E ORGULHO NACIONAL
##Alguns dos artistas participaram de mais de um desses grupos acima descritos, mas o estilo dessas correntes eram distintos e tinham características próprias e delimitadas.
Tom e Vinícius -Piano no Catetinho, em Brasília, cantando para o Presidente Juscelino K.

#Podemos dizer a grosso modo que o artista que incursionou por vários movimentos, é como alguém que tendo nascido no Brasil, mais tarde passa a morar em outro país, assimilando o modo de ser e viver daquele lugar e daquela gente sem perder as referências de sua antiga origem. E depois ainda vai para outro, dando-se bem lá também...

Outros passarão, estes, passarinhossSSS!!!... Plagiando Quintana. Elis Regina a maior intérprete da MPB. Refinamento e sofisticação no cantar. Improviso e graça.
Jair Rodrigues, intéprete de canções de tantos movimentos musicais. Ícone nacional de simplicidade e popularidade. Sucesso até hoje.



Ao fim, juntando tanta bagagem e vivência, esse incrível produto cultural brasileiro 'excursiona' com a maior facilidade por aqui e no mundo.
Assim foram Vinícius, Tom, Chico, Caetano, Gil e tantos outros que 'passearam' por muitos movimentos sem nunca deixar de ser brasileiro ou de fazer música brasileira de qualidade.
http://www.paixaoeromance.com/60decada/001aber60/haber60.htm
-Sua música não é descartável.
Sua propriedade de conjunto, se fôsse em Matemática, seria distributiva e assim representada Raridades é o que são...!

A bênção, músico compositor brasileiro de todos os tempos!!
-Sonia CamposCam.
FOTOS: REPRODUÇÃO
TEXTO: Sonia CamposCam, adaptação.

*PREPARANDO, 'A ERA DOS FESTIVAIS'.
**EM BREVE ESTAREI POSTANDO.